top of page

Jornal Geração X: UNIVERSO FANTÁSTICO

  • Foto do escritor: Geração X
    Geração X
  • 28 de jun. de 2019
  • 3 min de leitura

Por: Bruno Carvalho

Até que a SbØrnia nos Separe



“Um excelente espetáculo, muito bem representado em animação”

Até que a SbØrnia nos Separe, a animação é livremente baseada na comédia musical Tangos e Tragédias, criada por Nico Nicolaiewsky e Hique Gomez.





O filme é uma animação BRASILEIRA de 2013. Direção: Otto Guerra e Ennio Torresan Jr.


Produção: Otto Guerra e Marta Machado.


Roteiro: Rodrigo John e Tomás Creus.

O elenco principal é formado por: Nico “Maestro Pletskaya” e Hique “Kraunus Sang” (que dão voz aos personagens que eles interpretam na peça), Fernanda Takai “Cocliquot Delacroix”, André Abujamra “Gonçalo Delacroix” e Arlete Salles “Alba Delacroix”.


Aviso Pode Conter SPOILERS

O filme nos apresenta a história dos músicos Kraunus Sang e Maestro Pletskaya e como a SbØrnia se desgrudou do continente e hoje é uma ilha navegando pelos mares do mundo (você entendeu a referência?). Mas bem o que aconteceu para essa ilha se desgrudar?


Bom, vamos entender um

pouco da pequena ilha primeiro, ela se liga ao continente por um istmo e é cercada por uma grande muralha de pedra, porém um dia em decorrência de um acidente essa muralha cai e as pessoas do continente começam a visitar a cidadezinha e como consequência, alguns SbØrnianos começam a adotar costumes dos visitantes, enquanto outros não gostam nem um pouco da ideia de recebê-los, Gonçalo visita a SbØrnia e se interessa por uma planta que nasce lá o famoso Bizuwin, então monta uma fábrica para fabricar soda e após sucessivas explosões mal sucedidas a SbØrnia se desgrudou.

Você pode ter pensado agora que eu contei o final do filme, mas acredite ainda tem muitas coisas que não foram ditas aqui para não estragar a sua diversão. Eu juro para você minha cara leitora ou leitor, existem muitas outras coisas que poderiam ser ditas sobre esse enredo maravilhoso.


Nós podemos ver que é um grande sucesso quando vemos no elenco, Otto Guerra (onde a empresa é uma referencia de animações), Ennio Torresan Jr.(que trabalha como animador na Dreamworks) e ainda contam essa saga tão linda ao lado de seus criadores Nico e Hique. O filme ganhou em 2016 o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Longa-Metragem de Animação.

Nico e Hique são escalados para esse filme, não somente para dar voz aos personagens, mas eles cantam grandes sucessos do espetáculo. E tem muitos outros sucessos musicais na trama.

O filme é uma verdadeira carta de amor à peça de 1984, é impressionante a riqueza de detalhes na história, podemos ver um jogo e o estádio de Machadobol, o Centro Anarquista pelo Orgulho SbØrniano(CAOS) que fala do Anarquismo Hiperbólico e além disso o filme nos fala quem montou a grande muralha. De fato os roteiristas Rodrigo John e Tomás Creus fizeram um excelente trabalho.

Caso você não conheça a peça, não tem problema, pois tudo é muito bem explicado e você irá adorar a história dos dois músicos SbØrnianos, porém se você conhece a peça, não deixe de assistir, você irá amar esse filme, pois tem muitas coisas surpreendentes nessa trama, temos romance, tragédia, ação e muito mais.


Bem, a animação é excelente, a Direção de Arte de Eloar Guazzelli é muito rica, possui uma narrativa bem desenvolvida e interpretações incríveis. Esses elogios não são exagerados, de verdade acredito que esse filme merece uma divulgação muito maior. Talvez o maior problema seja que ele acaba muito rápido, pois ele prende a sua atenção e quando você percebe se passaram os 93 minutos. Os pesadelos de Kraunus são verdadeiras obras de arte, são tensos e claustrofóbicos. Não tenho reclamações para esse filme.

Bem, este é um filme que eu recomendo muito. Então tranquem as portas, desliguem as luzes e bom filme.





Conheçam um pouco mais da obra:


PS. Quero dedicar essa matéria à memoria de Nico Nicolaiewsky, um artista excepcional, que como o filme nos fala, foi o único SbØrniano que encontrou o caminho de volta para SbØrnia.


(Bruno Carvalho)










_____________



Bruno Carvalho, grande entusiasta do cinema fantástico, busca sempre aprimorar seus conhecimentos pelo cinema; como futuro cineasta quer revolucionar o cenário brasileiro de terror e trazer grande entretenimento para o público. Escreve críticas como passa tempo, mas tem planos de se especializar nessa área.

Comments


©2019 by Jornal Geração X. Proudly created with Wix.com

bottom of page