Jornal Geração X: Espaço Gamer
- Geração X
- 1 de out. de 2019
- 3 min de leitura

Campeonato Municipal FIFA 19 de Vídeo Game de São Sepé

Para quem gosta de jogos de videogame competitivo, especialmente os de Futebol como PES (Pro Evolution Soccer) e FIFA, tivemos a quarta edição do torneio municipal de videogame em São Sepé, na sua edição 2019 organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer; nela os competidores se enfrentaram pelo título de campeão e levaram para casa prêmios em dinheiro e troféus.
Entre eles o grande campeão foi o Sepeense Francisco Melgareco Benine, que após mostrar sua destreza na competição, pode nos ceder um pouquinho do seu tempo para contar ao Jornal como foi a sua participação.
Entrevista com Francisco Melgareco Benine

Alguma vez já tinha participado de um torneio desse tipo? Como foi a experiência?
"Já havia participado de um campeonato do PES (Pro Evolution Soccer) em 2015, porém não foi organizado pela secretaria de esportes e sim por uma locadora de games que existia na época. Eu comecei a jogar o FIFA apenas ano passado no FIFA 18, o campeonato municipal é sempre com o FIFA então nesse ano resolvi participar.
Foi muito bacana, muito bem organizado, teve reuniões entre a organização e os participantes dias antes de começar para definir e informar regras, sorteio de grupos e todos os detalhes da competição. Também teve um grupo no WhatsApp para que fossem passadas informações. Eram 14 participantes divididos em dois grupos, o evento foi realizado com dois consoles e duas TVs, uma boa estrutura disponibilizada pela secretaria de esportes."
A Disputa estava muito acirrada?

"Sim. Alguns participantes de alto nível, especialmente aqueles que tem experiência online no jogo, onde se encontra uma competitividade maior. Os jogos foram bem equilibrados, classificavam quatro de cada grupo, eu acabei ficando em segundo na primeira fase. No mata-mata eram jogos de ida e volta consegui vencer as duas partidas das quartas de finais. Na semifinal enfrentei o Giovane Santos que havia sido campeão em 2017 e 2018 e ainda estava invicto no campeonato. Ele também havia jogado esse ano o campeonato estadual em Porto Alegre fazendo ótima campanha lá. Foram dois grandes jogos, o primeiro empate em 2x2 e o segundo venci por 2x1 de virada. Na final mais dois grandes jogos com o Peri Rocha, que havia sido vice-campeão ano passado. Empate em 1x1 no primeiro jogo e venci por 2x1 novamente de virada na segunda partida, com um gol no fim do jogo."
Como foi se consagrar campeão, você já esperava que conseguiria esse resultado?

"Não esperava. Eu jogo por diversão, entretenimento, não tenho o intuito de jogar em nível competitivo, até porque não tenho tanto tempo pra jogar, tento aproveitar sempre que posso pra fazer algumas partidas pois sempre fui apaixonado por games, especialmente jogos de futebol. Eu tive desde o Atari, Super Nintendo, Dynavision, Playstation 1, Playstation 2, depois fui pro PC e voltei pro console com o Playstation 4, ou seja, desde pequeno sempre fui muito ligado aos games e isso segue até hoje. Porém claro que eu pretendia fazer uma boa campanha para quem sabe ficar entre os três primeiros, mas acabei superando as expectativas com o título."
Em nossa região, torneios desse tipo são um tanto raros, qual a razão que você acredita que leva a isso, será que falta incentivo ou interesse?
"Acho que isso vem mudando bastante nos últimos anos. Já se pode ver que a visibilidade das competições de “e-sports” está aumentando e vemos cada vez mais a mídia divulgando e apoiando mundo a fora essa modalidade. Um exemplo foi que o Sportv transmitiu o campeonato brasileiro de League of Legends ao vivo e também o site “Globoesporte.com” que tem seção “E-sportv” com notícias sobre games e competições diversas dessa área. O problema muitas vezes é a falta de estrutura para eventos e competições de games, já que tem um custo alto. Porém acredito que competições de games devem se tornar mais frequentes mesmo na nossa região, por toda essa visibilidade que aumentou e o número de jogadores que cresce a cada dia nos mais diversos tipos de jogos e plataformas de games."
Que dica você poderia deixar a quem tem interesse em participar de torneios de games?
"Em primeiro lugar jogar por diversão. Claro que se quiser alcançar um nível competitivo, como em qualquer outra competição ou esporte, é preciso treinar muito, pesquisar sobre o jogo que pratica, as estratégias e macetes, acompanhar jogadores profissionais para pegar algumas dicas e tentar evoluir seu jogo."
Agradecemos ao Francisco por nos ceder essa maravilhosa entrevista, e o desejamos tudo de bom e boa sorte nas futuras competições que participar!
Extras:
Para mais informações sobre o evento acesse:
__________________

Fernando S. Machado: - Colunista do Espaço Gamer - "Nerd de carteirinha, Otaku, entusiasta de games e desenhista nas horas vagas."
Comments