JORNAL GERAÇÃO X: DESENH4NDO
- Geração X
- 29 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de ago. de 2019
Coluna de Arte

[Uma viagem pela história da arte]
Qual a primeira coisas que vocês pensam quando ouvem a palavra ARTE?
Conhecem alguma dessas obras? Concorda com o valor artístico delas?

O que é (ou deveria ser) Arte?

Artistas, apreciadores de arte e pessoas em geral diferem de opinião sempre que o assunto surge, afinal, arte é algo muito subjetivo e desperta em cada pessoa um sentimento diferente, seja de admiração ou repúdio. A arte em sua essência não tem classificação, não tem certo ou errado, não tem fórmula, nem um processo específico a ser seguido para se alcançar tal "categoria". Ao longo da história, artistas surgiram expondo uma arte de gosto duvidoso aos olhos de observadores, tais como: telas em branco, objetos desconstruídos, anatomia deformada, formas sem padrão, interferências urbanas desalinhadas, tudo isso causou e ainda causa muita estranheza e opiniões diversas de pessoas que contestam o que deveria ou não ser arte. Mas então, o que é arte? A arte não é só o que é Belo, mas também é o feio, é tudo que desperta emoção, sentimento. Arte é a ideia, o conceito, é aquilo que está por trás de meras pinceladas ou modelagens. Arte é toda essa subjetividade e excesso de informação ou falta dela. A arte pertence ao artista em toda sua forma e conceito e também pertence ao observador que julga aquilo que vê, que sente e que acredita no seu valor.
Abaixo alguns exemplos de artes que foram contestadas em seu tempo, e que causaram uma grande movimentação no meio artístico dividindo opiniões:
1- KAZIMIR MALEVICH Quadrado branco sobre fundo branco, 1918. Óleo sobre tela, 79,4 x 79,4 cm Movimento: Suprematismo.
2- MARCEL DUCHAMP " Fonte" 1917 Urinol invertido de porcelana 23,5 x 18cm e 60cm altura. Movimento: Dadaísmo.
3- PAPLO PICASSO Retrato de Marie-Therése Walter, 1937 Óleo sobre tela 46 x 38cm Movimento: Cubismo.
4- CHRISTO E JANNE-CLAUDE Parlamento Alemão em Berlim Embrulho finalizado em 1995 Movimento: Intervenção urbana.
Admirem mais algumas Artes a seguir:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Carolina Louise, desenhista amadora e estudante de psicologia, administradora do grupo Desenh4ndo desde 2017. Busca sempre estar envolvida com os temas do mundo das artes e temas sociais. Como futura psicologa pretende unir os dois universos, da arte e da psicologia em sua profissão.
Adorei o conteúdo que vocês contém no jornal!!!
Amei a matéria, é bem interessante a forma de como é abordado o tema Arte.
Saber o que significa, nos poupa de dúvidas insignificantes que muitas vezes nos faz falar sem saber sobre o assunto.