Jornal Geração X: Universo Fantástico
- Geração X
- 9 de jun. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 11 de jun. de 2019

Os Fantasmas Se Divertem

“Um dos melhores filmes dirigidos por Tim Burton”
Os fantasmas se divertem ou Beetlejuice no idioma original. É um filme de 1988 com uma boa dose de terror, fantasia e humor negro.

Direção: Tim Burton, Roteiro: Larry Wilson e Michael McDowell, e Música: Danny Elfman.
Possui em seu elenco principal: Michael Keaton “Beetlejuice/Betelgeuse/Besourosuco”, Winona Ryder “Lydia Deetz”, Alec Baldwin “Adam Maitland” e Geena Davis “Barbara Maitland”.
Elenco principal:


Aviso: Pode Conter Spoilers

O filme conta a história do casal Barbara e Adam Maitland, que moram em Winter River, Connecticut e que ao tentar desviar de um cachorro na estrada morrem de forma repentina e são obrigados a ficar presos em sua casa por 125 anos. A história se desenrola da seguinte forma, Jane a irmã de Barbara, que é corretora, vende a casa para uma família de New York, os Deetz que são compostos pelo pai Charles Deetz “Jeffrey Jones”, pela mãe Delia Deetz “Catherine O'Hara” e pela filha Lydia Deetz. A mãe Delia possui um amigo chamado Otto Fenlock “Glenn Shadix” que está sempre presente na residência.
Bem, Delia e Otto começam a redecorar e reformar a casa e o casal Maitland não gosta

nem um pouco da ideia, eles começam a tentar assustar o casal para que eles saiam da
residência, porém tem um pequeno problema, o casal não consegue enxergar eles, assim a única da família que consegue ver eles de fato é a Pequena Lydia que faz amizade com eles já no começo.

Podemos ver o estilo que o filme vai seguir quando eles nos apresentam o Beetlejuice, ele está lendo um jornal e diz que precisa procurar emprego e abre o jornal na página de obituários, onde vê a foto dos Maitland, mais tarde ele está em no cemitério de uma maquete feita por Adam, onde atrai uma mosca e come ela viva (é uma cena que dá muita pena e é muito engraçada ao mesmo tempo, pois a mosca grita “Me ajudem”).


Beetlejuice é um fantasma que se proclama “bio-exorcista autônomo” especialista em assustar os vivos. E para chama-lo precisa que digam seu nome três vezes. O casal apesar de ser advertido para que resolvam seus problemas sozinhos, chamam Beetlejuice e então começa o ponto alto do filme onde Beetlejuice tenta afastar a família, porém seus métodos são muito mórbidos e os Maitland decidem que ele não é a melhor opção para o problema, ainda mais pelo fato de terem um grande carinho por Lydia.
O filme possui uma direção muito boa por parte de Tim, onde ele consegue mostrar o suficiente nas cenas, para criar um suspense ou até mesmo os momentos engraçados. Possui muito humor negro nesse filme e isso que o torna perfeito, podemos ver desde um prostíbulo do inferno até uma funcionária pública com os pulsos cortados.

A ambientação onde foi gravado é excelente, possui muitos detalhes como casas, barbearia e comércio. Os figurinos se destacam muito nesse filme onde podemos ver a diferença dos personagens, os Maitland usam roupas de pessoas mais simples, enquanto os Deetz se vestem mais extravagantes, em especial Lydia que é uma adolescente gótica. O nosso querido Beetlejuice possui roupas bem características que nos passam muito bem quem ele é, são roupas sujas, rasgadas e simples no começo como um sobretudo e camiseta, e um pouco mais para frente ele se veste com um terno preto e branco e depois um terno vinho escuro.

Os efeitos desse filme são muito bem feitos, ele mistura de forma ideal o Stop-motion, com efeitos práticos, próteses e Fx. Esse é um filme que representa bem o estilo de Tim Burton daqui para frente.
Existem cenas neste filme que são inesquecíveis, como a cena da mosca que já foi citada, porém tem destaque em especial para a cena do jantar onde Delia convida seu empresário e todos que estão na mesa começam a dançar (com exceção de Lydia), graças a Adam e Barbara.
Bem, o filme em minha opinião não possui “erros” digamos assim, o roteiro foi muito bem elaborado, não existem “pontas soltas”.

Beetlejuice foi um sucesso inesperado, mas depois de reconhecido foi adaptado para uma série de desenho animado centrado em Lydia, onde beetlejuice é um fantasma brincalhão e amigo da personagem. Atualmente possui um musical na Broadway.

O roteirista Larry Wilson esteve em Porto Alegre no Fantaspoa 2019 para comentar sobre o filme e ele respondeu algumas perguntas frequentes e eu estava presente então vou falar talvez da pergunta que os fãs mais fazem que é “Beetlejuice terá uma continuação?”, segundo o próprio roteirista quando o
filme fez sucesso há 31 anos, ele participou de algumas reuniões onde foi especulado uma sequência,
porém foi afastado. Segundo o próprio Larry Wilson, ele assistiu ao musical e disse que para ele o musical é a própria continuação.
Graças ao @fantaspoa, conheci o Larry Wilson o roteirista do meu filme favorito o magnifico Beetlejuice (os fantasmas se divertem)!!!
Obrigado por ler, este é um filme que eu recomendo muito. Então tranquem as portas, desliguem as luzes e bom filme.
Bruno Carvalho.
Musical do filme :

Série animada:
Fantaspoa 2019

________________________

Bruno Carvalho, grande entusiasta do cinema fantástico, busca sempre aprimorar seus conhecimentos pelo cinema; como futuro cineasta quer revolucionar o cenário brasileiro de terror e trazer grande entretenimento para o público. Escreve críticas como passa tempo, mas tem planos de se especializar nessa área.
Olhei quando criança, boa recomendação de filme.