top of page

Jornal Geração X: DESENH4NDO

  • Foto do escritor: Geração X
    Geração X
  • 21 de set. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 22 de set. de 2019


Por: Carolina Louise Baroni Brocardo


Setembro amarelo e a sua responsabilidade enquanto pessoa e artista.




Responsabilidade, é uma palavra que assusta, parece pesada e carregada de obrigações, não é mesmo? Mas sabe o que pesa mais? Uma vida! Em setembro acontece o Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção do suicídio, no entanto o suicídio é uma realidade que acontece todos os meses do ano e não podemos fechar os olhos para isso.

O que acontece muito em Setembro, são pessoas nas redes sociais querendo ajudar, disponibilizando inbox e DM para que outras pessoas possam desabafar e pedir ajuda, mas você sabe como ajudar?

Uma pessoa pode cometer suicídio por vários motivos, mas o principal e mais recorrente é por causa de transtornos mentais, dentre eles a depressão.

Quando alguém sofre com essa doença (sim, doença!), fica frágil e em situação de risco, muito suscetível a gatilhos e até mesmo palavras positivas ditas com intenção de ajudar podem levar essa pessoa a concretizar sua ideação suicida.

Ter responsabilidade é saber que devido a essa fragilidade, pessoas com ideação suicida precisam de ajuda profissional, a melhor forma de você ajudar não é por mensagem de inbox ou DM, porque apesar de você saber o que quer dizer, a outra pessoa pode interpretar de várias formas, o que gera um risco ainda maior dela cometer o ato. A melhor forma de ajudar, é fazendo isso por quem esta perto de você, amigos e familiares, se ater aos sinais que essa pessoa esta demonstrando e ouvi-la sem preconceito e julgamento, ajudá-la a entender suas necessidades e a buscar ajuda profissional.

Informe sempre sobre as possibilidades que essa pessoa tem de buscar uma ajuda profissional, muitas pessoas não podem pagar por um psicólogo, mas você pode ajudá-la a se informar sobre o CRAS e CAPS da sua cidade, que são alternativas oferecidas pelo SUS, fale também sobre o CVV - Centro de Valorização a Vida, no qual ela pode ligar para o número 188 de forma gratuita.

O CVV tem voluntários preparados para lidar com pessoas em situação de risco e também fornece cursos gratuitos que você pode fazer sem precisar necessariamente se voluntariar. Informe-se pelo site :


Vamos falar de Suicídio e arte


No grupo desenh4ndo lançamos todo ano a campanha com a tag #desenh4ndoafavordavida . É uma campanha para incentivar os artistas a abordarem o tema do setembro amarelo.

Todo ano percebemos em meio a estes desenhos, artes que usam de gatilhos para abordar o tema, exemplo: pulsos cortados, mutilações, forcas/pessoas enforcadas.

Se você é artista, sabe o impacto que uma imagem pode causar, sua responsabilidade inclui ter empatia para com pessoas em situação de risco e fragilizadas devido a depressão e outros transtornos mentais, por isso ao abordar um tema tão importante quanto a valorização da vida, não use imagens que remetem a morte e sofrimento. Não faça uso de símbolos e objetos usados para mutilação. Não retrate -de forma alguma- pessoas mortas em forca ou mortas de outras formas comuns ao suicídio.

O que uma pessoa em situação de risco precisa é se sentir acolhida e valorizada, é sentir que existe uma chance de acabar com seu sofrimento preservando a vida.

Faça da arte uma fonte também de informação e conscientização, manifeste seu apoio de forma acolhedora e sem julgamentos.




________________________________





Carolina Louise, desenhista amadora e estudante de psicologia, administradora do grupo Desenh4ndo desde 2017. Busca sempre estar envolvida com os temas do mundo das artes e temas sociais. Como futura psicologa pretende unir os dois universos, da arte e da psicologia em sua profissão.

 
 
 

Comments


©2019 by Jornal Geração X. Proudly created with Wix.com

bottom of page