Jornal Geração X: Desenh4ndo
- Geração X
- 15 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Juízo de valor


Juízo de valor e arte, o que tem a ver?
Juízo de valor é aquilo que cada pessoa, com base na sua própria experiência de vida, julga por certo ou errado, julga as suas atitudes e as escolhas de vida dos outros e também a sociedade.
É o juízo de valor que nos leva a desenvolver o caráter e formar opinião, é também ele que nos leva a formar os preconceitos. Tudo aquilo que nos é ensinado como certo e errado faz parte da nossa construção enquanto pessoa, o que não significa que ao longo do tempo não possamos mudar.
Mas o que juízo de valor tem a ver com arte?


Tudo! Tanto ao produzir arte, quanto ao criticar a arte de outras pessoas, até o simples fato de gostar ou não de um desenho ou arte tem a ver com juízo de valor.
Aquilo que você aprendeu que é arte, ou que você acredita ser arte, vai determinar a sua produção artística e o seu gosto e julgamento em cima da produção de outra pessoa.
O que não pode ser esquecido, é que a pessoa que produziu a arte que você não gostou, ou que você julga não ser arte, também possui juízo de valor, e estes valores são diferentes dos seus. Cada indivíduo tem um aprendizado e experiências de vida diferentes.

E independente disso, existe algo que deve ser comum a todos: respeito.
Todo debate é válido e importante, desde que haja respeito. É debatendo e obtendo conhecimento e aprendizado que vamos mudando nossos julgamentos, nosso juízo de valor, compreendendo mais sobre outros pontos de vista e outras vivências, desenvolvendo empatia.
A arte é um universo que une pessoas de todo os nichos, âmbitos sociais e culturais, a arte dá liberdade ao artista para expressar seus sentimentos, desejos e repúdios, uma vez que estes não invadam o direito do outro á vida, á dignidade e a liberdade.
--------------------------------------------------------------------------

Carolina Louise, desenhista amadora e estudante de psicologia, administradora do grupo Desenh4ndo desde 2017. Busca sempre estar envolvida com os temas do mundo das artes e temas sociais. Como futura psicologa pretende unir os dois universos, da arte e da psicologia em sua profissão.
Opmerkingen