top of page

Jornal Geração X: Cantinho Otaku

  • Foto do escritor: Geração X
    Geração X
  • 25 de jun. de 2019
  • 4 min de leitura

Por: Bruna Guerol


Uma das maiores febres no mundo são os animes e mangás produzidos no japão, muitas das animações surgem a partir do sucessos de alguns mangás como Dragon Ball, InuYasha, Cavaleiros do Zodíaco entre inúmeras outras obras.

Para quem ainda está adentrando ao mundo Geek e veio parar direto nesse estilo aqui vai uma explicação simples do que são esses gêneros:

Os mangás são tipos de histórias em quadrinho japonesas, que apresentam como principal característica o modo de leitura: feito de trás para frente e da direita para a esquerda, ao contrário do que é comum nas convencionais HQ’s ocidentais.

Assim como os animes, os mangás têm traços muito exagerados, destacando as expressões faciais dos personagens e utilizando muitas onomatopeias.

No Brasil, os animes começaram a fazer bastante sucesso a partir de meados da década de 1980. Entre os títulos mais populares está Dragon Ball, Naruto, Cavaleiros do Zodíaco, Sakura Card Captor, Pokémon, Digimon, Sailor Moon, Death Note, One Piece e vários outros.


Características dos animes


Os desenhos dos animes são caracterizados pela intensa demonstração dos sentimentos e emoções dos personagens através das suas expressões faciais.

Os olhos grandes, cheios de brilho e cor, as onomatopeias e expressões exageradas são algumas das características mais comuns nos animes.


Tipos de animes


Os animes podem abordar diferentes tipos de temáticas, atingindo um público-alvo específico. Os animes são classificados de acordo com o público e a temática que possuem, sendo os mais comuns: shonen, shoujo, seinen e hentai.


Shonen: os animes shonen são destinados para adolescentes do sexo masculino, que gostam principalmente de ação e aventura. Exemplo: Dragon Ball, Naruto, Cavaleiro dos Zodíacos, entre outros.


Shoujo: estes animes são direcionados principalmente para adolescentes do sexo feminino. Normalmente, tratam dos chamados “ritos de passagem “ de uma mulher, os dramas e preocupações típicas das meninas durante a adolescência, como o primeiro amor, o primeiro beijo e etc.


Seinen: são animes para o público adulto, normalmente destinado aos homens. Tratam de assuntos mais complexos, profundos e realistas.


Hentai: são os chamados animes eróticos ou pornográficos, com cenas de sexo explícito.

Existem diversas outras categorias e subcategorias de animes.


Pensando nisso preparamos uma lista de mangás que receberam animações para a felicidade dos Otakus e Otomis.


1- Akagami no Shirayuki-hime (2015)- Estilo Shoujo


Sinopse:


Shirayuki é uma menina nascida com o cabelo vermelho-maçã único. Ela conhece o famoso, mas tolo príncipe Raj, que se apaixona por ela à primeira vista e ordena que ela se torne sua amante. Sem nenhum outro lugar para ir, Shirayuki corta seu cabelo e foge para um país vizinho. Ao atravessar a floresta, ela conhece um jovem, Zen, que a ajuda depois que ela corajosamente cura suas feridas, mas então ele é envenenado por uma maçã. Enquanto isso, Prince Raj envia capangas para procurá-la. O que acontecerá com Shirayuki? Qual é o verdadeiro caráter do Zen? Uma história de amor entre uma refrescante heroína otimista e um príncipe que constantemente a observa.


Mangá:




2- My Hero Academy- Estilo Shonen


Em um mundo onde (quase) todas as pessoas possuem superpoderes, o tímido estudante Midoriya Izuku teve a infelicidade de nascer sem nenhum dom especial. Grande fã do sorridente All Might, o herói máximo desse mundo, Deku, como é chamado pelos colegas, sofre com a frustração de saber que jamais terá uma individualidade especial para que possa se tornar, assim como seu grande ídolo, em um defensor dos fracos e oprimidos.

Mesmo achincalhado por seus amigos de escola, como o arrogante Katsuki, o garoto nunca abandonou o herói existente dentro de si. Gentil e generoso, ele está sempre pronto a ajudar quem precisa.

Porém, um inesperado encontro irá mudar o destino de Deku. Destino esse que o levará a ingressar no tão sonhado colégio U.A., instituição para onde todos os futuros grandes heróis vão estudar e treinar. A partir daí, as cortinas de uma fantástica aventura repleta de personagens cativantes e temerosos vilões se abrem para o jovem Midoriya!!


Mangá:



3- Tokyo ghoul - Estilo Seinen


Estranhos assassinatos começam a acontecer em Tokyo. Devido a evidência líquida nos casos, a polícia concluiu que os ataques são resultados de uma criatura que se alimenta de outros seres, um “ghoul” do tipo “eater”. Dois amigos de faculdade, Kaneki e Hide, criam a teoria de que os ghouls estão imitando os humanos, por isso nunca são vistos ou capturados. Eles nem imaginam que essa teoria pode ser verdade e a coisa sair do seu controle. Kaneki acaba se envolvendo sem saber com uma dessas criaturas, que ao atacar o garoto acaba morrendo acidentalmente, mas o deixa seriamente ferido e a ponto de morrer. A única salvação? Um transplante envolvendo a própria criatura, mas que poderá trazer consequências terríveis para Kaneki. O que acontecerá a partir de agora?


Mangá:



Sabemos que muitos desse animes vocês caros leitores já olharam ou estão olhando, mas não custa nada citá-los e nosso maior desafio será trazer novidades para que ao lerem digam " Esse eu ainda não olhei".

Na próxima edição traremos outros estilos de mangá e animes, pois não são só esses estilos que existem.

Obrigada pela atenção de vocês até o fim!


______________________



Mensagem do dia:


" Algo que você recebe por ter sorte e algo que você ganha por ser reconhecido são coisas totalmente diferentes..."

- All Might


 
 
 

Comments


©2019 by Jornal Geração X. Proudly created with Wix.com

bottom of page