top of page

JORNAL GERAÇÃO X

  • Foto do escritor: Geração X
    Geração X
  • 26 de fev. de 2020
  • 5 min de leitura

Atualizado: 5 de mar. de 2020


Por: Bruna Guerol

A MAQUIAGEM ARTÍSTICA COMO PROFISSÃO


Em um mundo onde alguns procuram um padrão de beleza que seja aceito na sociedade outros desconstroem por completo essa visão errônea que é transmitida ao público.

Existe várias ramificações na área da maquiagem, porém a que abordaremos a seguir será sobre a MAQUIAGEM ARTÍSTICA que vem ganhando espaço no mercado de trabalho com a valorização das superproduções pelo cinema e tv, que antes se restringiam apenas nos bastidores, com o tempo ganhou força com o surgimento das redes sociais que acabou por ampliar a visibilidade dos profissionais no ramo.



A brasileira Alice Austríaco é um exemplo: ela trabalha na profissão a um bom tempo e comenta sobre a sua carreira como maquiadora artística.




1- Nos fale um pouco sobre quem é Alice Austríaco?

Desde criança não fui muito boa em cultivar amizades, sempre fui a mais esquisita da escola, a que todos riam, no entanto, me sinto grata por isso porque formou a minha personalidade! Tenho uma dedicação absurda pelo trabalho que faço, mas nas outras coisas não tenho a menor preocupação. Tentando viver com leveza sempre! Apesar do trabalho com muito sangue e da aparência cheia de tatuagens, amo assistir desenho animado e rir de coisas bobas, até infantis, isso sou eu.


2- Em que momento você pensou em começar a praticar maquiagem profissional?

Não me lembro de em algum momento da minha vida ter decidido isso. As coisas aconteceram quase imperceptíveis, tudo começou como um hobby e, a cada dia que eu estudava um pouco mais, percebia não só uma melhora, mas também um reconhecimento do público que incentivava. Antes que eu pudesse decidir alguma coisa, as pessoas estavam me chamando para participar de produções e foi assim que percebi que meu hobby teria se transformado em um trabalho.



3- Qual a sua cidade? Quantos anos tem ?

Hoje moro em uma cidade pouco conhecida, se chama Contagem e fica em Minas Gerais, Brasil. Costumo dizer que o mundo é a minha casa e não tenho problemas em viajar ou me adaptar em novos lugares. Onde me couber, é a minha casa.

Tenho 27 anos, ainda que as vezes eu me esqueça e diga que tenho 26, mas é sem querer. Prometo!


4- Quais são seus projetos para o ano de 2020?

O ano de 2020 vai ser repleto de surpresas pra quem me acompanha! Acredito que nunca estive tão empolgada e dedicada com o meu trabalho! Pra esse ano teremos mais filmes gravados, novas técnicas de maquiagem e, a maior surpresa é que abrirei um curso de maquiagens de efeitos especiais a quem interessar!

Além das outras surpresas que estão por vir!



5- Qual a sua inspiração no mundo da Arte?


Dentre muitas pessoas e obras, existem aqueles que me inspiram e motivam. No cinema, o Petter Baiestorf é um nome que não só me inspira, mas que se tornou um mentor. Ter a oportunidade de tê-lo como amigo é uma honra, inclusive aproveito o espaço para agradecer esse cara que se tornou tão especial para mim. Também não posso deixar de mencionar José Mojica, que partiu recentemente, mas que sempre será uma fonte de inspiração para mim e para qualquer amante do horror, dentre tantos outros nomes e artistas incríveis que nos presenteiam com lindas obras e ideias todos os dias!


6- Quais materiais você usa para pintar ?


Os materiais são infinitos, desde tintas comuns, até melado, chocolate, maquiagem, papel higiênico... E o que mais aparecer. Sempre digo que a arte pode ser feita com qualquer coisa que estiver ao alcance, nós só precisamos ser criativos.




7- Que dicas você dá pra quem está começando a aprender ?


A dica que dou para quem está no início, seja na maquiagem, no cinema, na pintura ou qualquer outra arte, é que não tenha medo de arriscar, não tenha medo de se sujar! Errou? Vamos tentar de novo! Errou mais uma vez? Então vamos tentar mais uma vez!

Outra coisa que aconselho é: busque sempre a sua assinatura! A sua arte nunca vai ser como a do seu amigo, busque fazer da forma como te agrada e acredite nisso, tenho certeza que mais gente também vai gostar. Ter a sua própria assinatura na arte é fundamental.


8- Você fez curso na área?


na realidade não fiz curso! Aprendi com amigos, com os filmes e em mim mesma, através de testes e me divertindo com os resultado nem sempre bons!



9- Em que você se inspira apara fazer suas obras?


o cinema eu tenho muitas inspirações, inclusive de obras que muitas vezes não aparentam ter a ver com o que trabalho. Filmes como: Evil Dead (1981), Vermes Malditos (1990), Killer Condom (1996), O Monstro Legume do Espaço (1995) e Climax (2018) compõem a minha lista de queridinhos. Entretanto, filmes como Pieles (2017), não só me inspiram como convidam a pensar em métodos e apresentações diferentes. Não existe um gênero ou uma obra específica, mas sim aquilo que me cativa!



10- Quanto tempo leva em média para fazer uma maquiagem ?


Depende muito da maquiagem! Algumas faço em 10 minutos, mas já demorei 5 horas em um único trabalho. Quanto mais complexo, mais lento.

As vezes na correria do set precisamos acelerar os processos, mas ainda assim é preciso que haja tempo disponível, uma vez que algumas etapas necessitam de cuidados com os detalhes, de secagem e etc.


11-Quais são os principais desafios que você enfrenta na sua profissão?



O maior desafio que percebo, primeiramente, é de desconstruir a ideia de que o gore define a personalidade do profissional. A minha arte faz com que as pessoas pensem que sou agressiva e que no meu trabalho não há regras. Já fui abordada por pessoas que não me trataram como profissional, justamente por compreender que o meu trabalho é uma loucura e que não levo a sério como se tudo fosse uma grande brincadeira. Sinto em desapontar quando me conhecem e percebem que sou o oposto de tudo o que imaginaram.

Desafios cotidianos como incentivar e fomentar o cinema nacional também estão presentes, assim como criar projetos e fortalecer a cena local, mas esses são desafios prazerosos que me motivam a continuar. É uma batalha diária da qual faço questão de lutar.


12- Quais são os materiais que mais se usa no processo ?


Como me especializei no gore, geralmente meus trabalhos gastam muito sangue falso. Entretanto, materiais como látex, massa e papéis sempre tem que estar ao alcance. São materiais comuns em qualquer trabalho que faço.




"Depois que a maquiagem artística passou a ser mais divulgada na mídia, as pessoas começaram a entender que o trabalho não se restringe somente a grandes caracterizações com super efeitos especiais. E nem apenas à transformação em monstros e criaturas horripilantes. O maquiador artístico também pode ser solicitado para produções mais light, como personagens de época e divas do cinema" diz o Instituto Embelleze em uma de suas matérias sobre o assunto: https://www.espacodabelle.com/experts/41/maquiagem-artistica-profissao-em-alta.

Continuem com mais de alguns trabalhos da nossa linda artista Alice Austríaco:






Horripilante não é? mesmo sabendo que não é verdadeiro parece muito real, acompanhem a Alice nas redes sociais para conhecerem um pouco mais sobre sua profissão.



Redes Sociais:


Instagram: http://www.instagram.com/Aliceaustriaco


Facebook: Alice Austríaco




______________________________________________________







Bruna Guerol natural de Santana do Livramento, 23 anos que gosta de jogar, ler,comer,olhar filmes e séries e desenhar nas horas vagas.

Apaixonada por todynho <3


Redeses sociais:


Instagram: @brunaguerol

@generationX


Tik Tok: @brunaguerol







 
 
 

Comentários


©2019 by Jornal Geração X. Proudly created with Wix.com

bottom of page