Jornal Geração X: Desenh4ndo
- Geração X
- 15 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
Arte e Lugar de fala
Se você não sabe o que é lugar de fala ou confunde lugar de fala com direito á fala e representatividade, assista o vídeo antes de prosseguir com a leitura para compreender melhor o texto a seguir.

Qual é meu lugar de fala ?

Como artistas (e como pessoas) devemos ter em mente nossos privilégios e nosso lugar de fala na hora de nos manifestar artisticamente. Parece complicado mas se você parar um pouco para pensar, vai perceber que é bem simples.
Como dito no vídeo, lugar de fala se refere ao lugar social que ocupamos, não significa que branco não possa falar sobre racismo, ou que heterossexuais não devam falar sobre homofobia. Pelo contrário, significa que todos devem sim falar, discutir e se manifestar sobre os preconceitos, mas a partir da própria perspectiva, levando em consideração o lugar social que ocupa e olhando para a perspectiva e o lugar do outro.

Uma dica importante que vai te ajudar a não errar na hora de fazer conteúdo sobre grupos dos quais você não está inserido: chame alguém que faz parte desse grupo/minoria , alguém que pode estar contando as suas experiências e sua história com o preconceito. Produza a partir da visão dessa pessoa, dando vós a ela ou faça uma "colab" com artistas que fazem parte desses grupos.
É muito importante como artistas, exercitar a empatia, saber que, sim, uma imagem vale mais que 1000 palavras, e a forma como essa imagem chega ás pessoas pode afetá-las de forma positiva ou negativa. Por isso é necessário que você saiba sobre o que esta falando/desenhando, é necessário que você pesquise e conheça o conteúdo, para que sua arte tenha significado para o expectador e possa acender uma chama de reflexão em quem visualiza e acompanha seu trabalho no dia a dia.
IMPORTANTE:
A arte em si não tem que ter obrigatoriamente um significado ou ser voltada a um público, no entanto quando se aborda temas importantes que visam conscientizar sobre ou criticar algo, se faz necessário que haja um significado compreensível na mensagem a partir da visão do expectador, só assim essa abordagem artística vai cumprir seu papel. Obs: comentem se vocês tem algo a acrescentar e se pensam de outra forma. É importante debatermos sobre isso.
____________________________________

Carolina Louise, desenhista amadora e estudante de psicologia, administradora do grupo Desenh4ndo desde 2017. Busca sempre estar envolvida com os temas do mundo das artes e temas sociais. Como futura psicologa pretende unir os dois universos, da arte e da psicologia em sua profissão.
Super amei a matéria 😍
Recomendado 💕